top of page
2Faixa slide mod.tamanho.fw.png

Idealizadora da Pastoral da Inclusão da Diocese de Campanha relata sua experiência em podcast.


Luzia Helena Borges

A luta por uma sociedade inclusiva tem ganhado espaço nos dias atuais; isso tem a ver com uma dinâmica marcada pela diversidade composta por pessoas de diferentes costumes, realidades e necessidades. Pensando nisso, o Diálogos em Educação Especial traz mais podcast, desta vez com a convidada Luzia Helena Borges, idealizadora da Pastoral da Inclusão na Diocese de Campanha em Minas Gerais. O objetivo da ação é incluir e permitir a participação das pessoas com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento em todas as dimensões da igreja católica respeitando a singularidade dessas pessoas e suas necessidades, permitindo a estes indivíduos o acesso à catequese e ao exercício da fé por meio de materiais e tecnologias que possibilitem a aquisição do conhecimento sobre a história e os dogmas da profissão religiosa, além de permitir o pleno exercício da fé, ao se construir um espaço democrático e inclusivo


Uma das necessidades para a concretização da inclusão é a troca de conhecimentos, experiências e vivências entre as pessoas. Isto, à medida em que este exercício permite compartilhar as estratégias e as ações que possibilitam a superação das dificuldades e a participação plena das pessoas no desenvolvimento das relações sociais ao se concretizar a existência de um processo de desenvolvimento amplo.


Para tal, faz-se necessário que a empatia seja exercida diariamente, já que esta permite que um se coloque no lugar do outro, sentindo as dificuldades, percebendo as necessidades e assim construindo-se uma ação ampla e eficaz.


Pensando nisso o Diálogos em Educação Especial traz a todas as pessoas mais um podcast, agora com a convidada Vivian Paiva Prock Rodrigues, que é graduada em Psicologia pela UNIFENAS e em Pedagogia pela UEMG. Através deste material, a profissional busca compartilhar suas experiências adquiridas na realização de um estágio dedicado ao cuidado com uma criança autista.



O objetivo é destacar os desafios, evidenciar as estratégias e relatar as conquistas adquiridas ao longo do tempo, ajudando dessa forma, todos os profissionais da educação, os pais e a comunidade em geral, a pensar em estratégias que façam da educação um espaço aberto e pronto para receber e acolher as diferentes realidades.


Vale salientar que o acesso ao material é totalmente gratuito e encontra-se logo abaixo para ouvi-lo, bastando-se apenas um clique a que se possa escutá-lo na íntegra.




129 visualizações0 comentário
bottom of page