Ensino Colaborativo: Transformando a Inclusão Escolar
- dialogoseducacaoes
- 7 de jun.
- 2 min de leitura
No livro Estratégias Educacionais Diferenciadas para Alunos com Necessidades Especiais, as autoras Márcia Marin e Patrícia Braun nos conduzem por uma experiência real e transformadora, vivida no CAp-UERJ (Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira). Lá, professores da educação especial e do ensino regular dividem não só o espaço físico da sala de aula, mas também sonhos, estratégias e a responsabilidade pelo aprendizado de todos os alunos.
Mais que apoio: uma parceria verdadeira
O ensino colaborativo vai muito além de ter alguém “ajudando” na sala. É uma parceria horizontal, onde dois professores planejam juntos, ensinam juntos e refletem juntos sobre o que funciona (e o que precisa melhorar). Essa relação permite que os alunos com necessidades específicas – como deficiência intelectual, autismo, surdez ou altas habilidades – não sejam apenas “acolhidos”, mas verdadeiramente participantes da vida escolar.
No CAp-UERJ, a proposta do ensino colaborativo começou em 2011, com base em projetos de iniciação à docência e no desejo genuíno de criar uma escola melhor para todos. Entre relatos de professores e bolsistas, emergem sentimentos de aprendizado mútuo, companheirismo e crescimento profissional. A sala de aula deixa de ser espaço solitário e vira um território de trocas vivas e constantes. A presença de dois professores em sala não elimina os desafios – pelo contrário, exige organização, diálogo e disponibilidade para repensar papéis e práticas. Mas os resultados são claros: mais aprendizado, mais inclusão e mais sentido na profissão docente.
Sonho de Salamanca: ainda em construção
A Declaração de Salamanca (Unesco, 1994) nos inspirou a acreditar que “todos podem aprender juntos”. Hoje, o ensino colaborativo nos mostra que esse sonho é possível – quando partilhamos a tarefa de educar e construímos, juntos, caminhos mais justos para nossos estudantes.
Acesse o conteúdo do livro através do link abaixo:
Referência: GLAT, R.; PLETSCH, M. D. (Orgs.). Estratégias Educacionais Diferenciadas para Alunos com Necessidades Especiais. EdUERJ, 2013.
Por: Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
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