2Faixa slide mod.tamanho.fw.png

2 de abril Dia Mundial de Conscientização do Autismo

"Lugar de autista é em todo lugar!”


Nos últimos tempos as mudanças sociais tornaram evidente a grande diversidade que nos envolve. Esta realidade nos mostra que é necessário constituir espaços inclusivos, de acolhida e respeito, através do exercício da empatia.


Neste contexto, o dia 2 de abril foi definido por intermédio da ONU, em 2007, como dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, com a intenção de reforçar a importância do respeito á diversidade, bem como de trabalhar para uma sociedade mais acolhedora e inclusiva.


A cada ano é escolhido um tema para a reflexão e conscientização. Em 2022 a temática é: "Lugar de autista é em todo lugar!"


A ideia é demonstrar que independente de qualquer situação os indivíduos devem ter participação ativa nos espaços sociais que é o principal campo de transformação de vidas e realidades.


Para marcar a data a cor escolhida foi o azul que, entre muitos significados, representa o equilíbrio necessário para que a inclusão aconteça, pois trata-se de um direito. Por este motivo vários pontos turísticos são iluminados com a cor azul neste dia no intuito de evidenciar que a luta pela inclusão deve ser coletiva e diária a fim de permitir que cada pessoa tenha autonomia para construir sua própria história.