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Carta Educacional da Neurodiversidade – Um Marco para a Inclusão Escolar

É com grande satisfação que o programa Diálogos em Educação Especial compartilha a Carta Educacional da Neurodiversidade, um material formativo e transformador que amplia o olhar sobre os direitos educacionais das pessoas autistas e demais sujeitos neurodivergentes.


Elaborada pelo Ministério Público de Santa Catarina, em parceria com o Laboratório de Educação Inclusiva da Universidade do Estado de Santa Catarina (LEdI/UDESC) e com o projeto Traduzir-se: Autismo em Primeira Pessoa, da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), esta carta compõe a campanha "As entrelinhas do Autismo" e tem como lema: "Nada sobre nós sem nós". Um guia para educadores, gestores e toda a comunidade escolar.


A carta busca conscientizar sobre o papel da escola na promoção da diversidade e da equidade, apresentando fundamentos teóricos, práticas pedagógicas, sugestões de acessibilidade, propostas de adaptação curricular e um forte enfoque no modelo social da deficiência.


Entre os tópicos abordados estão:

  • O conceito de neurodiversidade e sua história;

  • A desconstrução de mitos sobre autismo;

  • Estratégias inclusivas baseadas no Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA);

  • Estilos de aprendizagem de estudantes neurotípicos e neurodivergentes;

  • A importância dos apoios pedagógicos e institucionais;

  • Direitos educacionais com base nos Direitos Humanos.

Autoria e créditos


O material tem autoria de:

  • Érica Fernanda Paiva Curado Trabuco

  • Luana Adriano Araújo

  • Luiz Henrique Magnani

  • Mayra Silveira

  • Rafaela dos Santos da Silva Araújo

  • Solange Cristina da Silva


Revisão gramatical por Lucia Anilda Miguel e projeto gráfico da

Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC.

Acesse a carta completa clicando aqui:


Referência: Ministério Público de Santa Catarina, 2022

2 comentários


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Anatoliy
Anatoliy
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