top of page
2Faixa slide mod.tamanho.fw.png

Qual a importância do ensino de Libras?

Estreia 23 de março às 20h 30min uma capacitação sobre a inclusão do aluno com deficiência na escola regular e a importância da libras - língua brasileira de sinais.

Com uma sociedade cada vez mais diversificada faz-se necessário que a inclusão seja o alicerce das relações sociais. Isto acontece porque em nosso dia a dia convivemos com pessoas provenientes de vários contextos, realidades e anseios. Estas pessoas necessitam de atenção para uma participação ativa de cada um nas funções sociais que contribuem muito para o crescimento e desenvolvimento dos indivíduos.


Para tal, o Projeto de Extensão Diálogos em Educação Especial traz a todas as pessoas interessadas a capacitação: A Inclusão do Aluno com Deficiência na Escola Regular e a importância da Libras - Língua Brasileira de Sinais. A intenção é proporcionar uma reflexão sobre a importância da Libras, língua materna dos surdos; a prática educacional desde a formação do professor até o seu exercício na sala de aula.


O responsável por ministrar a capacitação é o professor Tuender Durães de Lima, surdo, Graduado em Letras Libras pela Universidade Federal de Santa Catariana e especialista psicopedagogia Clínica e Institucional pelo Centro Universitário

Internacional (UNINTER). Seu intérprete é Valdemar Barbosa Lima Júnior, graduação em Letras – Inglês pelo Centro Universitário Presidente Antônio Carlos (UNIPAC) e especialista em Interpretação da Língua Brasileira de Sinais pela Universidade Paulista.


Nesta oportunidade o profissional faz uma importante reflexão sobre a importância da Língua Brasileira de Sinais - Libras. Destacou as conquistas do deficiente auditivo no direito de se comunicar e expressar seus sentimentos através de sua língua materna. Frisou os desafios a serem superados e apontou alguns caminhos para que se possa construir uma escola que se transforma a cada realidade.


A capacitação tem duração de aproximadamente uma hora de muito aprendizado e troca de experiências. É gratuita e oferece certificado de participação para aqueles que responderem a pesquisa após concluir as atividades propostas.


O evento contou com a mediação da professora Doutora em Educação Bernarda Elane Madureira, professora da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e da professora Kátia Regina Eburnêo, especializada em Gestão Escolar e Psicopedagogia.












Todos estes profissionais propiciaram discussões que muito contribuíram para a construção de uma escola atenta as necessidades e que através deste esforço possibilita a construção de uma sociedade mais acolhedora e inclusiva atendendo as necessidades de uma sociedade dinâmica e moderna em que estamos inseridos.

Todo este conteúdo reforça a riqueza do evento e demonstra a importância da participação de todos para que juntos possamos construir um mundo e uma escola com bases na acessibilidade e que propicie a verdadeira transformação na vida de pessoas que através da união podem construir um mundo melhor.


Passo a passo para participar:


1º - Se ainda não confirmou sua participação, clique em “matricule-se”.



Este pequeno cadastro garante o acesso a capacitação que estará disponível para você no nosso canal do youtube em formato de vídeo palestra.


2º - Acesse a capacitação que estreia dia 23 de março às 20h 30min pelo link abaixo.


Capacitação - A importância da disciplina de Libras na escola de Educação Básica e Superior - 1h02min





3º - Tendo assistido ao vídeo envie um feedback pelo link abaixo e garanta o seu certificado.



Serão certificados somente aqueles que assistirem ao vídeo e preencherem o formulário de feedback até dia 01 de maio de 2022.


Aclaramos que o presente evento é totalmente gratuito e foi elaborado para capacitar estudantes e profissionais da educação básica ou superior que atuam, pretendem atuar ou simplesmente queiram refletir um pouco mais sobre a a disciplina de libras.


86 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page