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O Guia do Educador Inclusivo: uma solucionática


A Inclusão é lei no Brasil desde 2008, com a incorporação da Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência à Constituição Federal, como Emenda Constitucional.

O Artigo 24 especifica que a Educação Inclusiva é um direito para todos, sem discriminação, baseado na igualdade de oportunidades e oferecido em todos os níveis de ensino, com qualidade.


Porém, ainda há desafios: despreparo de muitos Dirigentes, falta de formação, desde a graduação, o ambiente físico da escola – incluindo pátio, cantina, laboratórios e biblioteca - não é acessível, em geral.


Por outro lado, famílias querem que seus filhos tenham direito à Educação, como a lei garante.

O que fazer?


O “Guia do Educador Inclusivo”, elaborado pelo Amankay Instituto de Estudos e Pesquisas traz uma resposta possível: metodologias de ensino, estratégias pedagógicas, recursos didáticos, tecnologias assistivas, vídeos, softwares e aplicativos, muitos dos quais são gratuitos.


A frase do jogador de futebol Dadá Maravilha: “Não venham com a problemática, que eu tenho a solucionática”, pode ser aplicada ao “Guia do Educador Inclusivo”.


Ele traz estratégias e recursos que incentivam o professor a investir no potencial do aluno com deficiência, considerando suas características. O que somos é riqueza e não problema.


O “Guia” foi construído de modo participativo: os temas dos capítulos vieram de rodas de conversa com equipes escolares e familiares de alunos com e sem deficiência de escolas da rede municipal da periferia de Ribeirão Preto, SP.


O conteúdo, distribuído em 7 capítulos, passou por curadoria, para selecionar materiais atuais, de qualidade e correspondentes à demanda.


Download gratuito: www.guiadoeducadorinclusivo.org.br – site com acessibilidade


Vídeo de apresentação, com acessibilidade: https://www.youtube.com/watch?v=uFhy0R0XkLM&feature=youtu.be

Realização: Amankay Instituto de Estudos e Pesquisas

Apoio: Carrefour e Instituto Carrefour

Pesquisa e texto preliminar: Regiane Silva

Redação final: Marta Almeida Gil


Capítulos


2. “Quem cabe na Inclusão?”


3.    “Atividades pedagógicas para todos” http://www.guiadoeducadorinclusivo.org.br/capitulos/capitulo-3


4.    “O Atendimento Educacional Especializado, o Professor de Apoio e o uso do laudo médico na Educação”


5. “Escola, lugar de aprender a con-viver”


6. “A legislação brasileira e o direito de alunos com deficiência à Educação”


7. “Recomendações para a acessibilidade arquitetônica da escola”

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