top of page
2Faixa slide mod.tamanho.fw.png

Roda de Conversa: LIBRAS: Reflexões sobre práticas pedagógicas inclusivas para os alunos surdos

A Plataforma Digital "Diálogos em Educação Especial" tem o prazer de convidar o público geral para um evento de grande relevância no campo da Educação Especial. Com transmissão online no YouTube, o evento "LIBRAS: Reflexões sobre práticas pedagógicas inclusivas para os alunos surdos" acontecerá no dia 30 de novembro às 20 horas. Este evento reunirá Priscila Santos e Vagner Martelo, que compartilharão perspectivas enriquecedoras sobre a inclusão de alunos surdos nas práticas pedagógicas.

Priscila Santos é a Coordenadora do Núcleo de LIBRAS do Instituto Prefácio ( https://www.institutoprefacio.com.br/nucleo-de-libras/ ).Com um mestrado em Educação e Gestão Social, bem como uma especialização em LIBRAS e Educação de Surdos, sua trajetória profissional inclui mais de uma década de atuação como intérprete de LIBRAS, professora de LIBRAS, prestação de atendimento especializado às famílias ouvintes e seus filhos surdos. Além disso, Priscila Santos é autora do livro "Ester e o seu mundo do silêncio," (https://loja.editoradialetica.com/literatura-e-outros/ester-e-o-seu-mundo-do-silencio?shem=iosie ) que trata da história de amizade entre duas meninas, em que, apesar de uma delas apresentar uma deficiência, juntas vivem um dia de muitas brincadeiras e descobertas, provando que não há limites para uma amizade verdadeira.

Ester e o seu mundo do silêncio (Priscila Santos)

A obra apresenta com ludicidade a interação das amigas mesmo diante das diferenças, ensinando as crianças a se relacionar com o outro, mesmo que este apresente alguma deficiência, e mostrando que no fundo todos somos iguais, apesar dessas diferenças que podemos apresentar. O livro é uma boa leitura para a fase de alfabetização e letramento, além de incentivar os pais e os docentes a trabalhar os temas que se referem às diferenças que as outras crianças podem apresentar e como podemos superar esses obstáculos, seja de comunicação ou de ambientes, e também uma ótima opção para trabalhar o conceito de empatia com os pequenos. Priscila Santos é uma especialista no campo da Educação Especial e contribuirá com insights valiosos sobre a inclusão de alunos surdos nas práticas pedagógicas.


Vagner Martelo, graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), possui uma sólida experiência em projetos de pesquisa e extensão na área educacional. Seu interesse pela Educação Especial o levou a colaborar ativamente na plataforma digital "Diálogos em Educação Especial," sob a coordenação da Professora Me. Carla Maria Nogueira de Carvalho. Comprometido com o aprimoramento profissional e o avanço da Pedagogia e da Educação Especial, Vagner Martelo desempenha um papel crucial na discussão e promoção de questões relacionadas à inclusão de alunos surdos. Sua participação neste evento promete fornecer uma perspectiva valiosa e inovadora sobre o assunto.


O evento "LIBRAS: Reflexões sobre práticas pedagógicas inclusivas para os alunos surdos" é uma oportunidade única para todos os interessados na Educação Especial. A presença de Priscila Santos e Vagner Martelo garantirá uma discussão abrangente e esclarecedora sobre como promover a inclusão de alunos surdos nas práticas pedagógicas.


Junte-se a nós no dia 30 de novembro às 20 horas no YouTube ( https://www.youtube.com/live/UMg8ra3-TNI?si=UPwstoo51nbLaifY ) e participe desta conversa enriquecedora sobre a inclusão de alunos surdos na Educação Especial. Estamos ansiosos para receber você e compartilhar conhecimentos que podem fazer a diferença na vida de muitas pessoas. A Educação Especial é uma jornada contínua, e sua participação é fundamental para promover práticas pedagógicas inclusivas e empáticas em nossa sociedade.

184 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page