qua., 01 de set.
|No youtube (links abaixo em "saiba mais")
Criatividade Inclusiva em Fanzine
O que é, qual a utilidade e como fazer um Fanzine
Horário e local
01 de set. de 2021, 19:00 BRT – 30 de set. de 2021, 23:00 BRT
No youtube (links abaixo em "saiba mais")
Sobre o evento
DESCRIÇÃO
Fanzines (biograficzines e artezines) são revistas independentes criativas manufaturadas que podem trazer em suas páginas textos, artigos, crônicas, poesias, ilustrações, cartuns, histórias em quadrinhos (HQs), colagens etc, podendo ser criadas autoralmente como uma arte interdisciplinar experimental, (auto) educativa e inclusiva.
Os Fanzines (também chamados de zines) são essenciais fontes plurívocas, multiculturais e interdisciplinares de informação imagética podem ser utilizados como ampliação de conhecimento e impulso à criatividade a todas as fases etárias (infantil/infanto-juvenil e adulta) e podem auxiliar na didática do professorado em todas as áreas e etapas no ensino, incluindo a educação especial.
Assim, neste minicurso com uma vídeo-oficina, teórico-prática, os participantes irão apreender os conceitos da linguagem dos Fanzines, bem como seus congêneres e temas variados (como exemplo, os pessoais biograficzines), tendo a possibilidade de aprimorar sua inteligência sistêmica ao ampliar seu conhecimento em tais linguagens artísticas, elaborando pequenos fanzines autorais para incorporar em suas didáticas em geral.
PALESTRANTE: Gazy Andraus *
*Pós-doutorando pelo PPGACV da FAV-UFG (Bolsista PNPD-CAPES), Doutor em Ciências da Comunicação pela USP, mestre em Artes Visuais pela UNESP, autor e pesquisador de HQs e Fanzines de temática fantástico-filosófica.
yzagandraus@gmail.com, gazyandraus@ufg.br, http://tesegazy.blogspot.com/; 13-981165583 (cel. e whatsapp)
COMO PARTICIPAR?
Siga o passo a passo:
1º - Se ainda não confirmou sua participação, clique em “matricule-se” abaixo.
Este pequeno cadastro garante o acesso a palestra que estará disponível para você no nosso canal do youtube.
2º - Acesse a palestra nos links abaixo.
Criatividade Inclusiva em Fanzine - Gazy Andraus (Parte 1) - 53 minutos
Criatividade Inclusiva em Fanzine - Gazy Andraus (Parte 2) - 46 minutos
3º -Tendo assistido os 2 vídeos, faça um comentário sobre a temática ou envie um feedback pelo link abaixo e garanta o seu certificado.
Serão certificados somente aqueles que assistirem ao vídeo até dia 30 de setembro de 2021 e fizerem um breve comentário sobre a temática em nosso canal do youtube.
Aclaramos que o presente evento é totalmente gratuito e foi elaborado para capacitar estudantes e profissionais da educação básica ou superior que atuam, pretendem atuar ou simplesmente queiram refletir um pouco mais sobre os Espectro Autismo : Diagnóstico e Práticas Inclusivas.
OBJETIVOS
Geral
reconhecer a linguagem dos Fanzines (biograficzines e artezines) como mídias plurais e interdisciplinares para futuras práticas transversais pedagógicas e inclsuivas.
Específicos
-reconhecer a importância da informação imagética (da imagem) nos zines, como ampliadora da inteligência sistêmica;
-conhecer elementos da linguagem fanzineira (e suas derivativas) como ferramenta interdisciplinar que reflete idiossincrasias do ser humano;
-elaborar fanzines e afins, como os biograficzines no papel (e no virtual que os publicam também) como material multicultural transversal artístico e de comunicação criativa e incorporá-los em suas didáticas no ensino em geral e especial inclusivo.
METODOLOGIA E CRONOGRAMA
Um vídeo pré-gravado contendo teoria e ensino prático – que pode ser dividido em 2 vídeos se ficar extenso + uma “live” em conversa com os participantes que fizeram o minicurso e realizaram seus fanzines** + uma página linkada ao site e à página do minicurso, que traga as fotos e/ou filmagens dos zines realizados pelos participantes, como numa página-galeria de exposição, visto que o intuito do fanzinato é a troca e disseminação dos fanzines criados.
Além disso a galeria contribui para que os participantes ampliem suas possibilidades de entendimento e de criação, ao visualizarem os fanzines e/ou biograficzines desenvolvidos por seus colegas de curso.
Igualmente, a inserção de área para comentários dos participantes.
**esta live pode ser substituída apenas pela página-galeria, se for o caso.
CONTEÚDO
O conceitual e histórico dos fanzines (zines; biograficzines e artezines);
Incluindo: Temas e diversidade nos fanzines: humor, super-heroístico, biográfico, musical, libertário, jornalístico, poético, literário (ficcional, ficcional-científico, documental), reflexivo etc;
Amostragem de alguns dos principais fan-autores e suas obras em fanzines e sua diversidade plural em formatos e temas e sua incursão nacional e mundial; As gibitecas, fanzinotecas, as exposições (feiras) e sua importância como material disponível em acervos e eventos; As artes nos fanzines como materiais interdisciplinares e pedagógicos, bem como didáticos e artísticos;
1- Amostragem de minizines e/ou fanzines (como biograficzines e/ou artezines autorais) como proposta didática e
2- Didática na elaboração de minizines e/ou fanzines (como biograficzines e/ou artezines autorais);
3- Discussão final e troca de informações acerca do apreendido e possibilidades na aplicação em aula do professorado, especialmente ao ensino da educação especial (com uma área para cometários).***
***(adendo na live, como vídeo opcional)
PÚBLICO-ALVO
Professorado em geral, e o de educação especial e inclusiva
VAGAS
On-line: a se verificar
MATERIAL NECESSÁRIO
Notebook ou smartphone e internet. Material básico para a realização pessoal e caseira dos participantes, ao acessarem o minicurso e seu(s) vídeo(s): papéis sulfite (ou outros), lápis, caneta, borracha, régua, tesoura, cola-bastão, material para recorte (revistas, jornais etc)
REFERENCIAL
ANDRAUS, Gazy. A independente escrita-imagética caótico-organizacional dos fanzines: para uma leitura/feitura autoral criativa e pluriforme. In Anais do 17º. COLE – Congresso de Leitura do Brasil na Seção “Escritas, imagens e criação: Diferir 8”. Campinas, SP: ALB, 2009. Disponível em: http://www.alb.com.br/portal.html. Direto ao artigo: http://alb.org.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais17/txtcompletos/sem05/COLE_3861.pdf Acesso em: 8 dez. 2009. ISSN: 2175-0939
ANDRAUS, Gazy. As Histórias em Quadrinhos como informação imagética integrada ao ensino universitário. Tese de doutorado. USP: São Paulo, 2006. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-13112008-182154/
Andraus, Gazy. “As Histórias em Quadrinhos poético-filosóficas brasileiras: um estilo sui generis nascido e desenvolvido nos fanzines entre 1980 e 1990”. Artigo apresentado nas 5as. Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos da ECA-USP. Data: 24 de agosto de 2018. Local: Escola de Comunicações e Artes da USP, São Paulo/SP. Disponível em: < http://www2.eca.usp.br/anais2ajornada/anais5asjornadas/q_linguagem/gazy_andraus.pdf>
ANDRAUS, Gazy; SANTOS NETO, Elydio dos. Dos Zines aos BiograficZines: compartilhar narrativas de vida e formação com imagens, criatividade e autoria. In MUNIZ, Cellina (org.). FANZINES – Autoria, subjetividade e invenção de si. Fortaleza/CE: Editora UFC, 2010.
MAGALHÃES, Henrique. O que é fanzine. Ed. Brasiliense: São Paulo, 1993.
PARA o dia nascer feliz. JARDIM, João. Brasil, 2006 (Filme documentário cujo trecho mostra-se uma professora na sala de aula aplicando o exercício da elaboração de um fanzine a seus alunos).