top of page
2Faixa slide mod.tamanho.fw.png

LIBRAS? Que língua é essa?

Crenças e preconceitos em torno da Língua Brasileira de Sinais e da realidade surda


Amigo leitor, você já teve contato com um surdo, com a língua de sinais e com a surdez?

Pense, analise e reflita!


Perceba que, em muitos momentos, passamos despercebidos por entre a multidão e de fato, não percebemos que temos em nosso meio social, pessoas com deficiência auditiva e ou surdos e que, estes, utilizam para a comunicação a LIBRAS, a Língua Brasileira de Sinais que é a língua materna dos surdos. O material abaixo disponibilizado foi escrito/desenvolvido pela educadora Audrei Gesser - Mestra em Letras/Inglês pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A obra aponta questões e reflexões que ocorrem na vida de pessoas portadoras de necessidades especiais auditivas, discorrendo em três partes.


1º A língua de sinais

2º O surdo e

3º A surdez


Cada capítulo aponta fatores históricos, pesquisas e inclusive depoimentos (entrevistas concedidas em Libras e traduzidas para o português). Ao iniciar a leitura, o leitor apreciará em primeiro momento a demonstração da primeira letra inicial do parágrafo indicando como ela deverá ser conduzida em Libras.



“Quando aceito a língua de outra pessoa, eu aceito a pessoa... A língua é a parte de nós mesmos... Quando aceito a língua de sinais, eu aceito o surdo, e é importante ter sempre em mente que o surdo tem direito de ser surdo. Nós não devemos mudá-los, devemos ensiná-los, ajudá-los, mas temos que permitir-lhes ser surdos...”

(Terje Basilier, psiquiatra norueguês, 1993




Faça o download gratuitamente:






102 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page