top of page
2Faixa slide mod.tamanho.fw.png

“Escutar música por dentro”

Sentidos da música e as aulas de técnica vocal e violão para um surdo profundo

Scarlat Suiti


Este texto traz um recorte de uma pesquisa realizada como requisito final para a conclusão do curso de Licenciatura em Educação Musical da Universidade Estadual de Maringá, que teve como objetivo investigar a aprendizagem musical de um aluno surdo que estuda técnica vocal e violão. A coleta de dados foi realizada por meio de observações e entrevistas semiestruturadas.


É apresentado inicialmente, uma breve revisão de literatura sobre a temática; na sequencia abordo a metodologia usada na pesquisa e por fim, trago parte dos resultados da pesquisa. Os dados indicam que a música na vida de um surdo não é somente de entretenimento, mas sim de um desenvolvimento social que contribui na relação dele com o seu cotidiano. Além disso, mostram parte da dinâmica e organização das aulas de violão e técnica vocal com um surdo profundo.



Sentidos da música e as aulas de vocal e violão para surdos
.pdf
Fazer download de PDF • 122KB



Referências


FERREIRA, Paulo R. P. A música como fator de inclusão para alunos com deficiência auditiva. 2011. 65 p. Monografia de Especialização. Universidade de Brasilia, Brasilia, 2011.


FINCK, Regina. Surdez e Música: será este um paradoxo? XVI Encontro Anual da ABEM e Congresso Regional da ISME na América Latina. Anais. Santa Catarina, 2007.


FINCK, Regina. Ensinando Música ao Aluno Surdo: perspectiva para a ação pedagógica inclusiva. 2009. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS.


GLENNIE, Evelyn. Palestra para TED-Ideas Worth Spreading, 2003. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=IU3V6zNER4g. Acesso em 11 de jun. de 2016.


KUNTZE, Vivian Leichsering. A relação do surdo com a música: Representações sociais. 2014. Dissertação (Obtenção do grau mestre em Música) Centro de Artes da Universidade Estadual de Santa Catarina - Florianópolis.


OLIVEIRA, Hilkia Cibelle da Cruz. O desenvolvimento do sujeito surdo a partir da música. Centro virtual de cultura surda, Revista virtual da cultura surda. Editora Arara azul. Edição Nº14/ setembro de 2014.


SOARES, Cristina da Silva. Educação Musical para surdos: uma experiência na escola municipal Rosa do Povo. Trabalho de Conclusão de Curso. P. 38. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2007. Disponível em: https://musicaeinclusao.wordpress. com/2013/06/09/da-silva-cristina-soares-educacao-musical-parasurdos- uma-experiencia-na-escola-municipal-rosa-do-povo-2008/ Acesso em 02 de maio de 2018.


YIN, Robert K. Estudo de caso – planejamento e métodos. (2Ed.). Porto Alegre: Bookman. 2001.



Comments


bottom of page