top of page
2Faixa slide mod.tamanho.fw.png

Comentário: O principal propósito de programas de educação para superdotados

Oferecer uma pedagogia indutiva, investigativa e estruturada em questionamentos ao invés da tradicional forma de ensino dedutiva, didática e prescritiva é o principal objetivo dos atuais programas educacionais para superdotados.

Joseph S. Renzulli


Em um recente relatório do Hechinger (19 de abril de 2021) intitulado “EVIDÊNCIAS: programas para Superdotados proveem pouca ou nenhuma vantagem acadêmica, diz novo estudo” (tradução livre), o autor cita uma investigação pautada em um velho e comum método em que a maioria dos pesquisadores coletam dados sobre qualquer tipo de desempenho escolar. O artigo foi selecionado por vários noticiários recebendo títulos como: “Estudos: programas para superdotados não são benéficos”.


Se o autor e os pesquisadores citados acreditam que focar em padrões de núcleo comum e aumentar pontuações de leitura e matemática em testes padronizados são os principais propósitos da educação para superdotados, eles simplesmente não sabem a diferença entre superdotação acadêmica e superdotação produtivo-criativa. O objetivo principal da educação para superdotados não é padronizar jovens estudantes. Longe disso, a maioria das pessoas da área acreditam que esses programas irão contribuir para a criação de um conjunto de pessoas que contribuirão para inovações nas artes, nas ciências e em todas as áreas que demandam esforços humano para fazer deste mundo um lugar melhor.


O principal propósito de programas de educação para superdotados
.pdf
Fazer download de PDF • 187KB




Referências


Joseph S. Renzulli

Departamento de Psicologia educacional,

Universidade de Connecticut

Traduzido por Mariana Moreira Ribeiro e Camila Incau

Revisão: Carina Rondini



7 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page