Política Nacional para Educação Especial e Inclusiva avança no Senado
- Marcela da Silva Alves
- 23 de out.
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O PL 3.803/2019, do senador Major Olimpio (falecido em 2021), recebeu parecer favorável da senadora Damares Alves e segue para a Comissão de Educação.
Principais pontos da proposta:
· Inclusão plena: As escolas devem garantir estrutura física e profissionais adequados, sem custo para os pais.
· Adequação ambiental e pedagógica: Considera a realidade neurossensorial e o comportamento do educando.
· Salas com apoio especializado: Dois professores por turma (regular e inclusivo) e, se necessário, um mediador especialista.
· Equipe multidisciplinar: Terapia ocupacional, psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia, nutrição e psicopedagogia.
· Programas intersetoriais: Integra saúde, educação, assistência social e demais áreas pertinentes à inclusão.
· Psicólogos itinerantes: Atuam nas escolas para orientar e aprimorar profissionais, fortalecendo a relação escola-família.
· Centros de convivência: Espaços adaptados para educação, capacitação e reabilitação, seguindo padrões do PNUD, com equipe multidisciplinar.
Impactos esperados:
Mais inclusão e participação social para estudantes com necessidades especiais.
Aperfeiçoamento da formação profissional de educadores em educação inclusiva.
Integração entre setores do governo e da sociedade para atendimento integral dos alunos.
Segundo Damares Alves, a política busca coordenação entre instituições e qualificação de profissionais, tornando as leis de inclusão mais efetivas.
Fonte: Agência Senado | 15/10/2025








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