top of page
2Faixa slide mod.tamanho.fw.png

Orientações para atuação pedagógica junto a alunos com deficiência visual.

Deficiência visual é considerada, para fins educacionais, como a perda total ou parcial, congênita ou adquirida da visão, variando de acordo com o nível ou acuidade visual.

Luzia Guacira dos Santos Silva


Na fase escolar, a pessoa com deficiência visual necessita de serviços de educação especial complementares, que lhe ofereçam condições para ajustamento e progresso em situações de aprendizagem escolar. Os programas complementares incluem desenvolvimento de habilidades em áreas específicas, tais como: orientação e mobilidade; atividades da vida diária; aprendizagem de códigos braille especiais ou utilização de lentes e auxílios ópticos especiais, no caso de baixa visão; orientação psicológica e vocacional.


O computador também é um bom aliado, possibilitando à pessoa cega ou com baixa visão escrever e conferir os textos, ler jornais e revistas, via internet ou livro digitalizado, usando programas específicos (DosVox, Virtual Vision3, Jaws, por exemplo), nos quais se fala o que está escrito na tela através dos leitores de tela. O Dos Vox é um programa que pode ser baixado, gratuitamente, pela internet.






Referências


BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, 2008.


ROCHA, H. RIBEIRO-GONÇALVES. (Coord.) Ensaio sobre a problemática da cegueira. Belo Horizonte: Fundação Hilton Rocha, 1987.


SÁ, Elizabet Dias. CAMPOS, Izilda Maria de. SILVA, Myriam Beatriz Campolina. Atendimento Educacional Especializado: Deficiência Visual. São Paulo: MEC/SEESP, 2007.


SCARDUA, Angelita Viana Corrêa. O mundo dos sentidos. Disponível em: 10


98 visualizações1 comentário

1 Comment


Suzane Oliveira
Suzane Oliveira
Oct 05, 2021

Gostaria de poder acessar o link: SCARDUA, Angelita Viana Corrêa. O mundo dos sentidos. Disponível em: 10

porém está incompleto. Não encontrei o texto na internet.

Like
bottom of page