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Orientações para atuação pedagógica junto a alunos com deficiência visual.

Deficiência visual é considerada, para fins educacionais, como a perda total ou parcial, congênita ou adquirida da visão, variando de acordo com o nível ou acuidade visual.

Luzia Guacira dos Santos Silva


Na fase escolar, a pessoa com deficiência visual necessita de serviços de educação especial complementares, que lhe ofereçam condições para ajustamento e progresso em situações de aprendizagem escolar. Os programas complementares incluem desenvolvimento de habilidades em áreas específicas, tais como: orientação e mobilidade; atividades da vida diária; aprendizagem de códigos braille especiais ou utilização de lentes e auxílios ópticos especiais, no caso de baixa visão; orientação psicológica e vocacional.


O computador também é um bom aliado, possibilitando à pessoa cega ou com baixa visão escrever e conferir os textos, ler jornais e revistas, via internet ou livro digitalizado, usando programas específicos (DosVox, Virtual Vision3, Jaws, por exemplo), nos quais se fala o que está escrito na tela através dos leitores de tela. O Dos Vox é um programa que pode ser baixado, gratuitamente, pela internet.



Orientações para atuação pedagógica junto a alunos com deficiência visual.
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Referências


BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, 2008.


ROCHA, H. RIBEIRO-GONÇALVES. (Coord.) Ensaio sobre a problemática da cegueira. Belo Horizonte: Fundação Hilton Rocha, 1987.


SÁ, Elizabet Dias. CAMPOS, Izilda Maria de. SILVA, Myriam Beatriz Campolina. Atendimento Educacional Especializado: Deficiência Visual. São Paulo: MEC/SEESP, 2007.


SCARDUA, Angelita Viana Corrêa. O mundo dos sentidos. Disponível em: 10


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