MDHC discute educação inclusiva e prevenção à violência em seminário nacional
- Maria Rita Duarte

- 5 de out.
- 3 min de leitura
Nos dias 8 e 9 de setembro de 2025, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) marcou presença no I Seminário de Educação Especial Inclusiva, realizado em São Paulo pela Fundação Carlos Chagas. O encontro reuniu especialistas, gestores públicos, pesquisadores e representantes da sociedade civil para debater os avanços e desafios na implementação das políticas educacionais inclusivas no Brasil.
A escola como espaço de proteção e convivência
Durante a mesa “Educação Especial, interseccionalidades, participação e emancipação”, a secretária nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Anna Paula Feminella, reforçou a importância da escola como ambiente de acolhimento, troca e proteção.
Às mobilizações do Encontro Nacional de Mulheres com Deficiência, promovido pelo MDHC em março deste ano, que também enfatizou a educação como instrumento central na luta contra a violência e o capacitismo.
Projetos de prevenção à violência
Feminella apresentou iniciativas que buscam ampliar a proteção de crianças e adolescentes, como o projeto Eu Me Protejo, que cria materiais acessíveis de prevenção à violência.
“Ações que traduzem informações complexas em linguagem simples e inclusiva têm o poder de salvar vidas, fortalecer famílias e garantir autonomia às crianças e adolescentes com deficiência”, acrescentou.
Avanços com o Novo Viver sem Limite
Outro ponto de destaque foi o Novo Viver sem Limite – Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, lançado em 2023. O programa já promoveu:
1,2 milhão de vagas para formação de professores na perspectiva inclusiva;
aquisição de mais de mil ônibus escolares acessíveis;
ampliação das salas de recursos multifuncionais em diversas escolas do país.
Segundo a secretária, a iniciativa é fundamental para garantir que políticas públicas cheguem às populações mais vulneráveis, superando o capacitismo estrutural e ampliando o acesso a direitos básicos.
Formação e pesquisa como pilares
O seminário também trouxe debates sobre a formação docente em perspectiva interseccional, relacionando deficiência a outros marcadores sociais como gênero, raça e classe. Além disso, apresentou a nova linha de pesquisa do Departamento de
Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas:
“Políticas e práticas inclusivas: deficiência, tecnologia assistiva e anticapacitismo”.
Com apoio científico da Faculdade de Educação da USP (FEUSP) e da Universidade Federal do ABC (UFABC).
Essa iniciativa visa produzir conhecimento aplicado que ajude a consolidar práticas pedagógicas inclusivas em todo o país.
Um passo importante para o futuro
O I Seminário de Educação Especial Inclusiva reforça que a inclusão vai além do acesso à sala de aula: é sobre garantir segurança, dignidade, autonomia e participação social às pessoas com deficiência. Ao integrar políticas públicas e fortalecer projetos de prevenção, o Brasil dá passos significativos na construção de uma educação verdadeiramente inclusiva.
Referências
Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC)“MDHC discute educação inclusiva e integração com políticas públicas no I Seminário de Educação Especial”Publicado em 11/09/2025.Disponível em: https://www.gov.br/mdh/pt-br/assuntos/noticias/2025/setembro/mdhc-discute-educacao-inclusiva-e-integracao-com-politicas-publicas-no-i-seminario-de-educacao-especial
MDHC – Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Novo Viver sem Limite)Página oficial do programa.Disponível em: https://www.gov.br/mdh/pt-br/navegue-por-temas/pessoa-com-deficiencia/acoes-e-programas/plano-novo-viver-sem-limite
PlanaltoDecreto nº 11.793/2023 – Institui o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência: Novo Viver sem Limite.Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2023-2026/2023/decreto/d11793.htm
MDHC – Documento oficial em PDF do Plano Novo Viver sem LimiteDisponível em: https://www.gov.br/mdh/pt-br/assuntos/noticias/2023/novembro/PlanoNacionaldosDireitosdaPessoacomDeficinciaNovoViverSemLimite.pdf
MDHC – Notícia sobre um ano do Novo Viver sem Limite“Plano completa um ano com ações que ampliam direitos das pessoas com deficiência no Brasil”.Disponível em: https://www.gov.br/mdh/pt-br/assuntos/noticias/2024/novembro/novo-viver-sem-limite-completa-um-ano-com-acoes-que-ampliam-direitos-das-pessoas-com-deficiencia-no-brasil








This seminar sounds like a vital step forward for Brazil's inclusive education landscape kudos to MDHC and Fundação Carlos Chagas for spotlighting the intersections of disability, gender, race, and violence prevention. Projects like "Eu Me Protejo" are game-changers for empowering kids and families with accessible tools. For anyone diving deeper into global inclusive strategies, check out the Comprehensive Guide to izonemedia360.com it's packed with practical insights on fostering safe, equitable learning environments. Excited to see more action from this! #InclusiveEd #AntiViolence
What an inspiring event! The 1st National Seminar on Inclusive Special Education, promoted by the Carlos Chagas Foundation with participation from MDHC, is a crucial step toward achieving real inclusion in Brazilian schools, combating ableism and violence against people with disabilities. Projects like "Eu Me Protejo" and the Novo Viver sem Limite plan show that it’s possible to turn policies into concrete actions that save lives and promote autonomy. Imagine if global influencers like Khaby Lame, whose Khaby Lame net worth reaches tens of millions without saying a word, used their platforms to go viral with simple, inclusive messages about violence prevention? It would be revolutionary! Kudos to Anna Paula Feminella and everyone involved. Let’s keep pushing for emancipatory education!
It’s inspiring to see initiatives like this promoting inclusion and accessibility in education. Translating complex information into simple formats reminds me of how clarity is essential in learning something I appreciate while seeking IT assignment help from Affordable Assignments to better understand technical concepts inclusively.