2Faixa slide mod.tamanho.fw.png

Material Pedagógico - Alfabetização através do sistema braille

Apostila sobre alfabetização de deficientes visuais com o uso do braile

.



Para promover a inclusão na prática do contexto escolar é indispensável que aja adaptação das situações de ensino e aprendizagem, exercício que incluiu utilizar as ferramentas que se adaptem as dificuldades de cada indivíduo o que envolve o respeito a cada tempo e espaço entendendo que tudo isto interfere na sua formação.


Pensando nisto, o Diálogos em Educação Especial coloca a disposição de todo o seu público a apostila de alfabetização em braile, formulada pela professora Maria da Gloria de Souza Almeida profissional que possuí doutorado pela PUC RJ (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro) além de ampla experiência na área de inclusão de deficientes visuais no contexto escolar.


A apostila discute a inclusão e a importância de ver o sujeito enquanto portador de direitos uma vez que só assim o mesmo poderá exercer a sua cidadania e com isto construir uma sociedade melhor para todos, reflete ainda sobre a importância da família e da sociedade para a construção de um espaço mais acolhedor e atento às necessidades de cada pessoa. Além de destacar e refletir sobre as práticas de alfabetização em braile permitindo assim, a construção de uma escola e de espaços de ensino e aprendizagem que faça constantemente o exercício de se aperfeiçoar a cada momento no intuito de promover as melhores ferramentas e a ação mais eficaz para um processo tão importante como este.


O acesso ao material é totalmente gratuito pode ser feito a qualquer tempo pelas pessoas interessadas pelo assunto através do link abaixo, meio por onde será possível visualizar e estudar o material por completo.