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Educação especial e educação inclusiva: dicotomia de ensino dentro de um mesmo processo educativo

A Educação Inclusiva como acontece dentro da escola regular tem inúmeras vantagens para o aluno com deficiência

Ana Abadia dos Santos Mendonça


A educação nas últimas décadas passou por profundas transformações. Participando deste momento a Educação Especial e Inclusiva tiveram e tem os seus papeis de destaque colaborando neste cenário com uma proposta de atendimento aos alunos com deficiências em unidades escolares onde este alunado possam desenvolver suas potencialidades. O estudo do tema Educação Especial e Educação Inclusiva: dicotomia de ensino dentro de um mesmo processo educativo tem como objetivos discutir e traçar o papel que cada um destes processos educativos tem na educação de alunos com deficiências.


Diversos autores, com MANTOAN (2003, 2006, 2008, 2010), MAZZOTA (1996), CARVALHO (2005), GLAT & NOGUEIRA (2002), PEREIRA (2007) e SASSAKI (1997, 1998), dentre outros, discutem esta temática com convicção de que indivíduos deficientes devem estar inseridos num contexto escolar e aponta vantagens quando isso acontece. Discutimos os papeis de cada uma das modalidades de educação: especial e inclusiva traçando parâmetros da atuação no que tange o atendimento as pessoas com deficiências e pontuamos os pontos de destaque no que tange a escolarização desta parcela do alunado. Percebemos que embora todas as modalidades de ensino tenham um objetivo comum que é o atendimento e uma possível escolarização de indivíduos com deficiências, a Educação Inclusiva se apresenta de forma incisiva a mais viável para atender estes alunos.






Referências


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