top of page
2Faixa slide mod.tamanho.fw.png

DEE – Cronograma de fim de ano.

Ainda neste ano, temos uma programação imperdível, onde, em cada mês será dedicado maior foco para uma determinada temática.


O Diálogo em Educação Especial (DEE) não está apenas de cara nova. Contando com 18 voluntários e tendo atingindo mais de 400 pessoas, o projeto tem como objetivo fomentar a formação docente para a Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, por meio de plataforma digital, potencializando discussões e ações como: disponibilização de serviços, recursos pedagógicos e de acessibilidade e estratégias que promovam a participação destes estudantes na vida escolar e acadêmica.


No seu terceiro ano de funcionamento, conta com a adesão e apoio da Associação Mineira de Pesquisa e Iniciação Científica (AMPIC) e do Atendimento Educacional Especializado (AEE) dos municípios de Campanha e Lagoa Santa-MG.


Ainda neste ano, temos uma programação imperdível, onde, em cada mês será dedicado maior foco para uma determinada temática. No mês de agosto, inauguramos a plataforma com a palestra “Espectro Autismo : Diagnóstico e Práticas Inclusivas” ministrada por Flávia Costa, chefe de Educação Inclusiva de Lagoa Santa – MG, já disponível no nosso canal do Youtube. Para mais detalhes, basta olhar nossa página de eventos ou ir diretamente no canal do youtube. O mês será fechado (31/08 – 18h) com uma roda de conversa: Pandemia e Autismo: Qual o impacto do isolamento social na vida da pessoa com autismo, estudantes e famílias?— Será uma roda de conversa muito importante através de uma live no youtube com a presença confirmada de:


  • Flávia Costa - Psicóloga e Coordenadora da Educação Inclusiva de Lagoa Santa - MG.

  • Raquel Borges - Psicopedagoga e Docente na Educação Especial atuando com autistas

  • Christiane Ribeiro – Mãe de autista e enfermeira

  • Nielsen de Oliveira – Autista (Síndrome de Asperger) e Servidor Público

  • Kátia Eburnêo – Psicopedagoga e Docente no AEE

  • Solange Rodriguez - Psicanalista Espiritualista e Docente na Educação Superior


No quadro abaixo você pode conferir cronograma para os próximos meses:

Cada mês contará com palestra, roda de conversa e fórum na nossa plataforma aprofundando o tema.


Tanto a Educação Especial numa perspectiva Inclusiva como o uso das Tecnologias Digitais na Formação Docente se apresentam como um novo paradigma, que tem norteado a política educacional no Brasil. A primeira por apontar para a direção de que todos devem estudar juntos no ensino regular, independentemente de suas diferenças ou dificuldades, desde o início até o fim de sua vida escolar, sendo atendidos em suas especificidades os alunos da Educação Especial. O segundo por representar a ruptura do paradigma individualista e receptor ainda dominante, em favor de uma educação em rede, aberta à solidariedade, às possibilidades do tempo presente e à construção de conhecimentos por meios não tradicionais. Em ambos, o foco é o acesso, a democratização, a partilha, a construção coletiva e ativa do conhecimento onde o sucesso e a permanência de todos os alunos, a partir de várias linguagens e meios possa se concretizar. O desenvolvimento deste projeto de extensão significa para cada um de nós, a tentativa de congruência dos dois paradigmas acima citados, a favor da formação docente, de forma a contribuir para a extinção de pré-conceitos e de práticas excludentes no ambiente escolar. Aponta-se a relevância e o potencial do mesmo, tendo-se como base as interlocuções e os retornos positivos recebidos.


65 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

bottom of page