top of page
2Faixa slide mod.tamanho.fw.png

Método Abacada: Inovação na Educação Inclusiva

Primeiramente, acredite que é capaz, determinação, resiliência, amor são as bases para que possamos ensinar alguém. (Claudia Mara)
FOTO: Cláudia Mara da Silva

Já ouviu falar do método Abacada? Prepare-se para conhecer uma abordagem inovadora no campo da alfabetização e educação especial, desenvolvida pela professora e palestrante Cláudia Mara da Silva. Esse método revolucionário tem como objetivo ensinar crianças com deficiência intelectual e dificuldade de aprendizagem de uma forma divertida e eficaz. Ficou curioso? Então, vamos lá!


Cláudia Mara da Silva, graduada em Normal Superior com Mídias Interativas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2004) e especializada em Neuropsicologia e Educação, é uma educadora apaixonada por desafios. Durante 27 anos, ela dedicou-se ao magistério da Prefeitura Municipal de Curitiba, compartilhando seu conhecimento e experiência com centenas de alunos. E agora, como fundadora do Desafio do Aprender, um projeto inovador, ela está levando o método Abacada a um novo patamar!



A estratégia por trás do Abacada é simplesmente fascinante. Cláudia Mara da Silva percebeu que associar a sílaba à imagem poderia simplificar o processo de aprendizagem, tornando-o mais envolvente e fácil de memorizar. Cada sílaba é apresentada com uma imagem correspondente, os famosos sinalizadores do Abacada. Por exemplo, a sílaba "BA" é representada por uma imagem de uma banana. Legal, né? Mas não para por aí!

'Jogos incríveis utilizando materiais recicláveis'

Cláudia decidiu ir além e criar jogos incríveis utilizando materiais recicláveis. Caixas de leite, tampinhas, palitos e muitos outros itens ganham vida nessa abordagem lúdica. Os jogos envolvem atividades superdivertidas, como formar palavras, completar lacunas, ordenar sílabas e até mesmo reconhecer letras e sons. A criatividade dos alunos é estimulada ao máximo!


Mas os resultados falam por si. Cláudia Mara da Silva afirma com orgulho que o método Abacada tem dado excelentes resultados na alfabetização de pessoas com deficiência intelectual, autismo, síndrome de Down e outras dificuldades de aprendizagem. Baseado em neurociência e psicopedagogia, o Abacada visa desenvolver as habilidades cognitivas dos alunos, abrindo um mundo de possibilidades para eles!


O método Abacada tem conquistado a admiração de muitos educadores e famílias, além de receber apoio e reconhecimento de instituições dedicadas à educação especial, como a Plataforma Diálogos em Educação Especial. Essa iniciativa tem como objetivo promover o debate e a troca de experiências sobre práticas pedagógicas inclusivas e oferecer acolhimento, formação e apoio aos docentes para o trabalho com a Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. A Plataforma considera o método Abacada como uma abordagem congruente com os princípios da educação para todos, pois respeita as diferenças individuais e valoriza as potencialidades dos alunos.


Apaixonada pelo seu trabalho, Cláudia Mara da Silva compartilha suas descobertas e realizações nas redes sociais e em seu blog pessoal. Ela também participa de palestras e eventos sobre educação inclusiva e alfabetização, espalhando seu conhecimento e experiência para profissionais e famílias que buscam uma forma efetiva de ensinar e aprender.


Agora, se você está ansioso para conhecer mais sobre Cláudia Mara da Silva e o incrível método Abacada, prepare-se para mergulhar nesse universo de aprendizagem inovador! Acesse os links e vídeos abaixo e descubra tudo o que essa professora inspiradora tem a oferecer:
























Wordwall (Jogos online):







REFERÊNCIAS:


SILVA, Claudia Mara da. Claudia Mara da Silva | Escavador. Disponível em: https://www.escavador.com/sobre/12223821/claudia-mara-da-silva. Acesso em: 13 mai. 2023.

SILVA, Claudia Mara da. DESAFIOS DO APRENDER: Método ABACADA - Blogger. Disponível em: https://abcclaudiamara.blogspot.com/2022/01/metodo-abacada.html. Acesso em: 13 mai. 2023.

OBSERVATÓRIO da inclusão. Método de alfabetização Abacada. [S.l.], 2019. 1 vídeo (8 min 51 s). Publicado pelo canal Observatório da Inclusão. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Xl-_3wg_S_Q. Acesso em: 10 maio 2023.

JORNAL DE BELTRÃO. Educação de DV implantou o método Abacadá para melhorar a aprendizagem de alunos inclusos. Jornal de Beltrão, [S.l.], 22 abr. 2021. Disponível em: https://jornaldebeltrao.com.br/educacao/educacao-de-dv-implantou-o-metodo-abacada-para-melhorar-a-aprendizagem-de-alunos-inclusos/. Acesso em: 13 mai. 2023.

JORNAL DE BELTRÃO. Método Abacadá contribui com aprendizagem de alunos especiais. Jornal de Beltrão, [S.l.], 22 abr. 2021. Disponível em: https://jornaldebeltrao.com.br/educacao/metodo-abacada-contribui-com-aprendizagem-de-alunos-especiais/. Acesso em: 13 mai. 2023.

2.072 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page