No dia 31 de outubro, o Brasil celebra o Dia Nacional de Luta pelo Fim da Discriminação contra Pessoas com Deficiência, uma data que convida escolas, educadores e comunidades a refletirem sobre as barreiras que ainda persistem — físicas, comunicacionais, atitudinais e, principalmente, as que habitam o imaginário social.
O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) divulgou um alerta nacional sobre a persistente falta de acessibilidade em escolas públicas e privadas do país. O comunicado foi reforçado durante audiência pública da Comissão de Educação do Senado Federal
Um levantamento do Instituto Rodrigo Mendes (IRM), com base em dados do Inep, revela um cenário alarmante: se o Brasil mantiver o ritmo atual, levará 468 anos para que todos os docentes da educação básica estejam devidamente preparados para atuar com estudantes com deficiência.
O Grupo de Estudos sobre Educação Especial convida todos os profissionais da educação, estudantes e demais interessados a participarem de um encontro dedicado à reflexão e ao debate sobre um tema de grande relevância para o cenário educacional atual: “O decreto 12686/2025 e a urgência da integração de políticas públicas para garantir a efetividade da Educação Especial na perspectiva Inclusiva.”